top of page

   EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - SME / PG

Nossa filosofia

Garantir a todas as crianças da Rede Municipal de Ensino uma Educação Física de qualidade voltada ao desenvolvimento integral do educando, dando a oportunidade da criança vivenciar experiências das quais ela não teria acesso fora do ambiente escolar.

Conheça Nossa história

        A Educação Física (EF) na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa tem uma história recente, história essa que se iniciou no ano de 1993 com a realização do primeiro concurso para Professor de Educação Física na Rede Municipal, ainda em 1993 foram contratados os primeiros 3 professores com uma carga horaria de 20 horas semanais, nos anos que se seguiram ingressaram novos professores oriundos do mesmo concurso, um segundo concurso foi realizado no ano de 1998, no entanto poucos professores foram contratados.

      Até o ano de 2001 o Ensino fundamental ainda era de responsabilidade tanto do Município como do Estado e esses professores atuavam com a EF em nível primário que correspondia a 1ª a 4ª série e no primeiro grau correspondente a 5ª a 8ª série.

       A partir de 2001 houve o movimento de municipalização do Ensino Fundamental do qual o município ficou responsável pelo ensino na Educação Infantil e o Fundamental de 1º ao 5º ano. Após a municipalização começou a observar-se a necessidade de proporcionar a EF a todas as crianças da Rede Municipal que até o fim de 2010 era um privilégio de poucos alunos pelo número reduzido de Professores na Rede.

      Em dezembro de 2010 a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o primeiro concurso para professores de Educação Física com padrão único de 40 horas, e em fevereiro de 2011 foram contratados 50 professores, a partir daí ouve um movimento e uma mudança histórica, já que foi possível proporcionar a todas as crianças da Rede Municipal aulas de EF regular, até maio de 2013 este número de professores permaneceu constante na Rede Municipal.

     Em junho de 2013 a SME direcionou uma nova política para a EF nas escolas Municipais, política essa que consistia em ter ao menos um professor em cada escola independente de seu número de alunos, esse direcionamento permitiu que os professores não só ministrassem as aulas mas também que tivessem tempo para trabalhar projetos e treinamentos nas escolas. Esta medida só foi possível adotar aumentando o número de Professores na Rede que até então era de 68 professores saltando para 101 professores.

      Em abril de 2015 a SME realizou um novo concurso público para professor de EF, deste concurso novos professores foram contratados e atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com um quadro de 111 Professores de EF sendo 103 professores com carga horária de 40 horas semanais e 08 professores com carga horária de 20 horas semanais, com este quadro todos os alunos tem ao menos duas aulas de EF semanais e grande parte das escolas possuem projetos esportivos e treinos em diversas modalidades a qual tem possibilitado que as escolas municipais participem e tenham grande destaque em jogos e festivais em diversos níveis.

©2017 - Educação Física / SME. Criado por Profº Maurício Kusnick 

bottom of page